segunda-feira, 2 de junho de 2014

Ommegang - a arte de se criar uma cerveja de luxo...


O título original desta matéria veiculada na CNBC é algo como: "A BMW das cervejas: cervejarias artesanais optam pelo luxo", sinceramente achei o título meio ruim para o conteúdo da reportagem que é muito bom!
A reportagem mostra como a Cervejaria Ommegang de Nova York está posicionando-se estrategicamente para atuar no mercado de luxo das cervejas. Sim! Aparentemente eles estão criando um mercado novo e selecionado!



A reportagem cita como a Ommegang está focada na geração "millenial" que vai dos 18 aos 33 anos que começou a apreciar melhor as qualidade sensoriais das cervejas especiais e está trocando a lealdade da marca pela liberdade da experimentação. Em outras palavras, esta geração prefere pagar mais por uma qualidade maior do que encher a cara de uma cerveja de qualidade inferior, ou seja o bem vence o mal!!! 


A estratégia da Ommegang é associar às suas cervejas atributos vinculados ao luxo, como fazem os relógios e marcas de carros. A experiência sensorial e a sensação do consumidor de que vale a pena pagar mais para se ter um produto de qualidade é outro ponto importante para valorizar o produto. Eles atacam no lado do marketing e no lado da qualidade e variedade dos ingredientes para se fazer a bebida.

Outra estratégia de valorização adotada é a produção e distribuição limitadas, você não irá encontrar uma Ommegang em qualquer lugar e também não encontrará em grandes quantidades, os lotes da cerveja são limitados para lugares especiais que vendem cervejas especiais para consumidores especiais. Ufa!!! Gostaram da minha sequência de "especiais"???

Enfim, o resto está na matéria, mas parece bem interessante a estratégia montada pela Ommegang que parece estar seguindo muito bem os manuais de marketing e valorização de produtos. 

Aí vai o link para a fonte e matéria completa: http://www.cnbc.com/id/101636905

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