quarta-feira, 2 de julho de 2014

Como definir se uma cerveja é artesanal?


A Brewers Association (BA), entidade que representa a indústria de cerveja nos EUA, fez uma mudança em fevereiro, em sua definição do que pode ser considerada uma "cerveja artesanal", permitindo que algumas cervejarias consideradas médias e grandes possam dizer que produzem "cerveja artesanal.


Para usar o termo "cerveja artesanal" em seu marketing, as cervejarias tinham que cumprir 3 requisitos: serem pequenas (produzir até 2 milhões de barris - cada barril tem 159 litros), independentes e tradicionais. A BA também exigia que as cervejarias usassem apenas malte de cevada.

Com a nova resolução a BA extinguiu a exigência de ter apenas malte de cevada, e agora também vai permitir que as cervejarias que produzem até 6 milhões de barris por ano, possam ser consideradas "pequenas".

Nota do Blog Curiosidades Cervejeiras:

E no Brasil? Ainda não temos nenhuma regulamentação para o que pode ser considerada uma cerveja artesanal. É uma boa discussão para começarmos por aqui e que me desculpem os puristas, mas não podemos começar pela exigência da cerveja ser puro malte de cevada.

Luto pela liberdade de escolha, pela experimentação e pela diversificação!

Como este é um mercado que está crescendo no Brasil, merecia ter uma definição melhor para que possibilite aos pequenos e novatos terem a oportunidade de trazer novidades para o nosso mercado, com pequenos incentivos fiscais e um apoio que já vem intrínseco às palavras "cerveja artesanal".

A matéria completa, fonte desta, está no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário