sexta-feira, 23 de maio de 2014

Cerveja Artesanal - um negócio rentável?



Apesar do mundo ver uma crescente no consumo e produção das cervejas artesanais, nos Estados Unidos as maiores empresas do setor parecem não ter planos para entrar no setor.

O diretor de uma das maiores distribuidoras de bebidas dos EUA, a Constellation Brands, Rob Sands afirma que sua empresa não está interessada em comprar nenhuma cervejaria artesanal dos EUA, que são mais de 2500.

Espera-se que um dos Big-players entre no negócio de bebida artesanal, porém não creio ser uma boa estratégia, disse Rob Sands.


O fato é que por lá, essas cervejas são extremamente regionais, e não parecem ter mercado para uma distribuição nacional, o que traria margens pequenas e o volume de mercado que essas pequenas cervejarias ocupam, apesar de crescente, ainda é incipiente para um grande investimento. Cerca de 8% do mercado, dividido entre as 2500 cervejarias artesanais.

A matéria completa na fonte: 
http://www.cnnexpansion.com/negocios/2014/05/12/cerveza-artesanal-un-negocio-rentable

E no Brasil?

Aqui temos grandes players comprando algumas cervejarias de médio porte regionais e posicionando-as como marcas nacionais, como usufruto da sua rede de distribuição. Baden Baden e Devassa são exemplos de cervejarias que foram compradas.

Outro viés que têm sido trabalhado no Brasil são as empresas criarem suas próprias marcas de cervejas especiais, ou trazerem de fora (caso do Grupo Petrópolis em uma de suas marcas).

A INBEV ainda não entrou no mercado "com tudo", parece ser um observador que está testando o mercado e reposicionando sua marca Bohemia para este nicho. Mas aposto que teremos algum grande movimento dela no futuro.

O que seria melhor para nós? Grandes entrando ou pequenas ficando com sua regionalidade? O importante é ter diversidade e menos concentração de mercado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário